Faça do Portal SBPMat a sua página inicial

 

Aos vinte seis dias do mês de junho de 2001, em Assembléia Geral de Constituição, os sócios-fundadores da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, SBPMat, reuniram-se no Auditório do RioDatacentro da PUC-Rio.

A mesa que conduziu a discussão foi presidida por Guillermo Solórzano (PUC-Rio) e constituída por Fernando Lázaro Freire Junior (PUC-Rio), Elisa Baggio Saitovich (CBPF), Moni Behar (UFRGS) e José Arana Varela (UNESP). Nesta oportunidade decidiram culminar a discussão que vinha ocorrendo desde abril de 2001 e instituir a sociedade denominada Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, SBPMat. A discussão sobre a criação da SBPMat foi intensificada ao longo do ano passado por correio eletrônico, através de uma extensa série de reuniões em todo país, a saber:

  • Encontro de Física da Matéria Condensada, São Lorenço, MG, Maio 2000
  • PUC-RIO, Rio de Janeiro, 28 de Agosto de 2000
  • IPEN, São Paulo, 30 de Agosto de 2000
  • UFMG, Belo Horizonte, MG, 01 de Setembro de 2000
  • Congresso "Ion Beam Modification of Materials, Canela, RS, 07 de Setembro de 2000
  • UFSC, Florianópolis, SC, 11 de Setembro de 2000
  • Congresso "SULAMT:, Joinville, SC, 13 de Setembro de 2000
  • UFSCar, São Carlos, SP, 22 de Setembro de 2000
  • UFPR, Curitiba, PR, 26 de Novembro de 2000
  • Congresso CBECIMAT, São Pedro, SC, 04 de Dezembro de 2000

Em decorrência destas reuniões, houve a manifestação de centenas de adesões, de todo o país, à iniciativa de fundar a SBPMat, principalmente por correio eletrônico. Nesta perspectiva, foi constituída uma Comissão Pro-Tempore Interdisciplinar que elaborou os estatutos da SBPMat, a mesma que foi tornada pública entre os interessados, também por correio eletrônico, anterior a convocação da presente assembléia.

Em virtude da impossibilidade do comparecimento de todos os pesquisadores interessados em participarem como sócios-fundadores da SBPMat, os votos recebidos por correio eletrônico até 30/06/01 são incorporados à presente ata de constituição. Ao concluir a assembléia de corpo presente, às 17h, no dia 26/06, no auditório do RDC, na PUC-Rio, decidiu-se aprovar os Estatutos apresentados e aqui constantes em anexo, assim como de aprovar a constituição de um conselho diretivo provisório constituído por Aldo Craievich (USP), Fernando Galembek (UNICAMP), Edgar Zanotto (UFScar), Sérgio Resende (UFPe), Aloísio Klein (UFSC), Angelo Padilha (USP), Elson Longo (UFSCar), Wander Vasconcelos (UFMG) e Evando Mirra (CNPq) e uma Diretoria Provisória presidida por Guillermo Solórzano (PUC-Rio) e constituída por, Fernando Lázaro (PUC-Rio), Roberto Villas Boas(CETEM), Elisa Baggio Saitovich (CBPF), Moni Behar (UFRGS) e José Varana Varella (UNESP). Todos os nomes acima indicados fazem parte da Comissão Pro-Tempore original.

A função dessa diretoria provisória será, justamente, de registrar a sociedade, efetivar a filiação dos membros e convocar eleições universais, por voto postal, conforme reza o estatuto, em um período proposto em consenso com o conselho provisório da SBPMat. Esta diretoria deverá também se engajar em ações que ajudem a consolidar a SBPMat, avançar mecanismos que visem seu crescimento, e organizar as atividades que já têm sido germinadas no último ano. Destaca-se na presente ata o incentivo recebido por parte de organismos federais (CNPq) e estaduais (SECT-RJ) de Ciência e Tecnologia, de sociedades científicas nacionais, notadamente a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM), assim como sociedades internacionais de pesquisa em materiais, notadamente MRS (EUA) e E-MRS (Europa).


Copyright 2004-2024 - Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais.
Todos os direitos reservados. Veja nossa Política de Privacidade.