IX Encontro da SBPMat

K - VII Simpósio Brasileiro de Eletrocerâmica

Organizador Principal

Reginaldo Muccillo - IPEN (muccillo@usp.br)

Co-Organizadores

José Arana Varela - UNESP (varela@iq.unesp.br)
José Antônio Eiras - UFSCar (eiras@ufscar.br)

Descrição

O advento das eletrocerâmicas como uma área de pesquisa, ao mesmo tempo independente e bastante interdisciplinar, vem gerando grande expectativa na grande área de Ciência dos Materiais, tendo em vista as novas propriedades físicas e químicas e o potencial tecnológico decorrente dos materiais cerâmicos. A atual ênfase em pesquisa com nanomateriais (síntese e propriedades de nanopartículas, arranjos de nanopartículas nas formas de nanofitas, nanofios, nanotubos, nanoarrays, etc.), materiais densos com tamanho médio de grão nanométrico, tem ampliado tanto a pesquisa básica quanto o campo de aplicações.

As principais aplicações são na área de energia limpa (células solares, células a combustível de óxido sólido), em dispositivos para armazenamento de informação (memórias não voláteis, discos rígidos, chips), e em sensores (em medicina, biologia, indústria automotiva, espacial, química, siderúrgica,...).

Tema

Processamento Cerâmico
Síntese de pós, tecnologia de filmes finos e espessos, estruturas de multicamadas, nanotecnologia, sinterização e desenvolvimento de microestruturas, engenharia de contorno de grãos.

Caracterização

Pós e sinterizados, cerâmicas com comportamento elétrico e magnético, condutores iônicos-eletrônicos-mistos, fenômenos de transporte e difusão, defeitos em eletrocerâmicas, análise microestrutural por difração de raios X, difração de nêutrons, microscopia eletrônica de varredura e de transmissão, espectroscopia Raman, microscopia de força atômica, fotoluminescência, etc.

Aplicações
Dielétricos, ferroelétricos, piroelétricos, memórias ferroelétricas, piezoelétricos sem chumbo, cerâmicas magnéticas e supercondutoras, com comportamento CMR, spintrônica, sensores, atuadores, transdutores, varistores, resistores PTC e NTC, eletrocerâmicas em células a combustíveis de óxidos sólidos, em baterias de estado sólido, em membranas separadoras de gases, aplicações em catálise, cerâmicas fotoluminescentes, dielétricos para aplicações em microondas, etc.

Tópicos

Eletrocerâmicas para memórias ferroelétricas, para células a combustível de óxido sólido, para células fotovoltaicas, para sensores eletroquímicos, para catálise, para transdutores, para varistores. Materiais multiferróicos. Propriedades de eletrocerâmicas nanoestruturadas. Iônica de estado sólido. Eletroquímica de sólidos, espectroscopia de impedância.

Palestrantes

D. Suvorov, Slovenia
E. Traversa, Japão
V. Esposito, Dinamarca

Membros do Comitê

A. E. Martinelli - UFRN, Natal, RN
C. M. Garcia - LACTEC, Curitiba, PR
D. Garcia - DF, UFSCar, S. Carlos, SP
D. Z. de Florio - UFABC, Santo André, SP
E. Longo - CMDMC, IQ - UNESP - Araraquara, SP
E. N. S. Muccillo - CCTM-IPEN, S. Paulo, SP
E. R. Leite -CMDMC, DQ - UFSCar, S. Carlos, SP
F. C. Fonseca - CCCH - IPEN, S. Paulo, SP
I. M. Garcia - UFPB, João Pessoa, PB
M. Cilense - IQ - UNESP - Araraquara, SP
P. I. Paulin F. - DEMa - UFSCar, S. Carlos, SP
P. R. Bueno - IQ - UNESP - Araraquara, SP
R. F. Jardim - IF - USP - S. Paulo, SP
S. A. Pianaro - UEPG, Ponta Grossa, PR

Voltar


FIEMG