IX Encontro da SBPMat

I - Revestimentos Protetores: Engenharia de Superfícies

Organizador Principal

Fernando Lazaro Freire Jr - PUC-RJ (lazaro@vdg.fis.puc-rio.br)

Co-Organizadores

Carlos Alejando Figueroa - UCS (cafiguer@ucs.br)

Descrição

O Simpósio tem como público alvo pesquisadores, físicos, químicos, cientistas e engenheiros de materiais e tecnólogos, que trabalhem com fenômenos de superfícies e modificação de suas propriedades por meio de revestimentos, com atuação em instituições de ensino, pesquisa e em indústrias.

Tema

O simpósio oferecerá uma visão geral das fronteiras na pesquisa básica, tecnologia e aplicações de revestimentos protetores e filmes finos. As áreas de interesse são as seguintes, mas não se limitam a elas:

a) Revestimentos nanoestruturados, tais como filmes de carbono do tipo diamante, diamantes micro e nanocristalino, nitretos e óxidos de metais de transição, nanocompósitos, revestimentos nanolaminados multifuncionais, multicamadas nanoestruturadas, com uma vasta gama de aplicações (indústria metal-mecânica, automotiva, aeroespacial, aeronáutica, eletrônica, gás e petróleo, etc.).
b) Modificações superficiais induzidas por técnicas energéticas tais como, implantação iônica, tratamento por laser, processamento por plasma, etc.
c) Rotas físicas e químicas de síntese de revestimentos com ênfase em novas técnicas.
d) Fundamentos básicos dos processos de deposição, crescimento, efeitos substrato/revestimento, tensões, propriedades mecânicas e tribológicas em micro e nanoescala, etc.
e) Caracterização e propriedades de revestimentos, incluindo morfologia, microestrutura, composição, propriedades mecânicas e tribológicas, propriedades óticas, etc,
f) MEMS/NEMS interfaces e propriedades químicas incluindo inércia química, anti-microbial e superfícies autolimpantes.

Tópicos

Palestrantes

Yip-Wah Chung (Northwestren University)
Lucia Santos (CTBE)

Membros do Comitê

Israel Jacob Rabin Baumvol (UCS e UFRGS)
Vladimir Jesus Trava-Airoldi (INPE)
Francisco Marques (UNICAMP)
Clodomiro Alves (UFRN)
Amilton Sinatora (USP)
Sergio de Souza Camargo Jr. (UFRJ)
Dante Ferreira Franceschini (UFF)

Voltar


FIEMG