IX Encontro da SBPMat

H - Nanoestruturas Uni e Bi-Dimensionais

Organizador Principal

André Santarosa Ferlauto - UFMG (ferlauto@fisica.ufmg.br)

Co-Organizadores

Rodrigo Gribel Lacerda - UFMG (rlacerda@fisica.ufmg.br)

Descrição

Este simpósio abrangerá trabalhos relevantes acerca de nanoestruturas (quase) uni e bi-dimensionais como nanotubos, nanofios, nanofitas, nanofolhas (incluindo grafeno) baseadas em materiais com carbono, semicondutores e óxidos. Ele está aberto a pesquisas interdisciplinares envolvendo diferentes áreas do conhecimento como química, física, biologia, e engenharia dos materiais.

Tema

As nanoestruturas podem ser classificadas de acordo com o seu número de dimensões espaciais em escala macroscópica, sendo as restantes em escala nanométrica. As nanoestruturas (quase-)unidimensionais (1D) como nanofios e nanotubos podem ser consideradas como sistemas ideais para o estudo dos efeitos da redução de dimensionalidade e confinamento quântico em propriedades de transporte eletrônico e térmico. As nanoestruturas bi-dimensionais (2D), que já têm sido são bastante estudadas e exploradas na indústria microeletrônica, tiveram um interesse redobrado nos últimos anos, com a produção das folhas de grafenos. O estudo destes materiais tem revelado propriedades inéditas e interessantes.

Devido à tendência de redução contínua do tamanho dos dispositivos visando o aumento de seu desempenho e redução de custos, nanoestruturas 1D e 2D, como nanotubos de carbono, grafenos e nanofios de materiais semicondutores, surgem como candidatos a blocos básicos para a fabricação dos mesmos. Além disso, a combinação de uma alta área superficial com transporte elétrico eficiente permite que as nanoestruturas 1D e 2D sejam utilizadas como sensores químicos e biológicos e em dispositivos de conversão ou armazenamento de energia (células solares, super-capacitores, etc).

Este simpósio pretende abranger os trabalhos sobre nanoestruturas uni e bi-dimensionais. Ele englobará o campo dos “nanocarbonos”, incluindo os nanotubos de carbono e os grafenos e também nanoestrutruras 1D e 2D de outros materiais, como os óxidos semicondutores de gap largo (eg.: ZnO, SnO2) e outros semicondutores (eg.: III-V). Os temas as serem abordados incluem, mas não se limitam a, produção destes nanomateriais, o estudo de suas diferentes propriedades e suas aplicações (com ênfase em dispositivos). Outra área importante que será considerada é a da toxicidade e impacto ambiental dos mesmos.

Tópicos

Lista de Palestrantes

Prof. Alexandre Rocha (UFABC)
"Realistic simulations of electronic transport at the nanoscale: from gas sensors to spintronics"

Prof. Aldo J. G. Zarbin (UFPR)
"Multi-functional materials obtained from the interactions between carbon nanotubes, metal nanoparticles and conjugated polymers"

Dr. Edisson Morgado Jr.(PETROBRAS S.A. / CENPES)
"1-D nanostructured titanates produced via alkaline hydrothermal route"

Prof. Gisela Umbuzeiro (FT-Unicamp)
"Modulation of eco/genotoxicity of environmental pollutants by carbon nanotubes"

Prof. Luiz Gustavo Cançado (UFMG)
"Spatially resolved Raman spectroscopy of carbon nanotubes and graphene"

Dr. Ming Zheng (NIST - USA)
"Sorting Carbon Nanotubes by DNA"

Membros do Comitê

Andrea Latge (UFF-RJ)
Antonio Gomes Souza Filho (UFC-CE)
Edson Roberto Leite (UFSCar-SP)
Fernando Alvarez (Unicamp-SP)
Fernando Lazaro Freire Jr. (PUC-RJ)
Glaura G Silva (UFMG-MG)
Marcos Pimenta (UFMG-MG)
Monica A Cotta (Unicamp-SP)
Oswaldo L Alves (Unicamp-SP)
Ricardo Wagner Nunes (UFMG-MG)
Solange Fagan (Unifra-RS)

Voltar


FIEMG