IX Encontro da SBPMat

C - I Simpósio do Centro Virtual Brasil-México de Nanotecnologia (CBMNano)

Organizador Principal

Valtencir Zucolotto - USP (zuco@if.sc.usp.br)

Co-Organizadores

Aldo José Gorgatti Zarbin - UFPR (aldo@quimica.ufpr.br)

Descrição

O simpósio tem por finalidade congregar pesquisadores Brasileiros e Mexicanos interessados em efetivar colaborações científicas, no âmbito do acordo de colaboração firmado em 17/08/2009, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil e pelo Consejo Superior de Investigaciones Cientificas do México, visando a criação de um Centro Virtual de Nanociência e Nanotecnologia (CBMNano).

Tema

A atual proposta visa a realização de um simpósio, dentro da programação da Reunião Anual da SBPMAT em Ouro Preto-2010, para atender a este primeiro encontro científico do CBMNano. O simpósio pretende identificar pontos de convergência entre pesquisadores brasileiros e mexicanos através de apresentações de trabalhos em áreas de N&N (descritas detalhadamente no próximo item). Ressaltamos, contudo que o simpósio é aberto a todos os pesquisadores, incluindo estrangeiros.

O simpósio servirá de base para a efetiva criação do Centro Virtual de Nanociência e Nanotecnologia (CBMNano) tem por objetivo promover o intercâmbio científico, a formação e capacitação de recursos humanos no setor de Nanociência e Nanotecnologia (N&N) em ambos os países, promover o desenvolvimento de projetos de P&D de interesse científico, econômico e social para os dois países e estimular a difusão da N&N como instrumento de inovação no setor industrial. Como primeira ação deste acordo, foi realizada nos dias 17 e 18/12/2009, em Chihuahua, México, a primeira reunião do CBMNano, contando com a participação de pesquisadores brasileiros e mexicanos, e de representantes do MCT e CONACYT, visando estabelecer a agenda e os acordos para a real efetivação do centro, assim como os principais pontos do edital conjunto, a ser lançado em meados de 2010. Como resultado desta reunião, estabeleceu-se a necessidade de um encontro científico entre pesquisadores brasileiros e mexicanos da área de materiais em N&N, visando um melhor conhecimento de ambas as partes e uma aproximação efetiva, para que se viabilize princípios de colaborações efetivas que possam se transformar em projetos conjuntos de pesquisa, visando fundamentalmente atender aos editais do CBMNano.

Foi consenso entre todos os pesquisadores participantes do encontro em Chihuahua que este primeiro encontro científico deveria ser realizado no Brasil, em conjunto com o encontro anual da SBPMat, uma vez que este evento reúne os principais pesquisadores brasileiros na área de materiais e N&N, além de representar um estímulo para uma ampla participação mexicana neste evento. Os pesquisadores mexicanos presentes em Chiuhuahua estimaram a presença de aproximadamente 100 pesquisadores mexicanos no evento.

Tópicos

O tema específico está relacionado aos diversos aspectos da Nanociência e Nanotecnologia, com apresentações de pesquisadores dos dois países. Entre os tópicos selecionados (mas não excvlusivos), estão:

Palestrantes

México
1. Dr. Romeo de Coss, Diseño de Materiales Nanoestructurados, Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del Instituto Politécnico Nacional ( decoss@mda.cinvestav.mx)
2. Dr. Daniel Glossman, Nanotecnología Aplicada a Energía, Centro de Investigación en Materiales (daniel.glossman@cimav.edu.mx)
3. Dr. Elmer de la Rosa, Nanoelectronica, Centro de Investigación en Óptica (elder@cio.mx)
4. Dr. Andrey Simakov, Nanotecnología y Medio Ambiente, Centro de Nanociencias y Nanotecnología de Ensenada, UNAM (andrey@cnyn.unam.mx)
5. Dr. Rafael Vazquez Duhalt, Instituto de Biotecnología de la Universidad Nacional Autonoma de México, (vazqduh@bitunam.mx)

Brasil
1. Dr. Frank Crespilho (Universidade Federal do ABC)
2. Dr. Laudemir Varanda (Universidade de São Paulo)
3. Dra. Daniela Zanchet (Laboratório Nacional de Luz Sincroton)
4. Dra. Adriana Raffin Pohlmann (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
5. Dra. Henriette Monteiro Cordeiro de Azeredo (Embrapa Agroindústria Tropical, CNPAT)

Membros do Comitê

Pelo Brasil, além dos dois organizadores do simpósio, o comitê científico do CBMNano, composto pelos seguintes pesquisadores:
Ado Jório - UFMG
André Galembeck - CETENE/UFPE
Antonio Gomes Souza Filho - UFCE
Rubens Bernardes Filho - EMBRAPA
Solange Fagan - UNIFRA
Silvia Guterres - UFRGS

Pelo México:
Jesus Gonsalez - CIMAV
Elder de La Rosa - CIO
Sergio Fuentes - UNAM
Vicente Garibay - IMP
Daniel Glossmann - CIMAV
Emanuel Haro - UAM

Voltar


FIEMG