VII Encontro da SBPMat
English Version

  SBPMat - Brazil - MRS
Área de AutoresVII ExpomatContatoInscrição
 

- Descrições dos simpósios
- General Timetable
- Horário das apresentações orais e de posters


Secretaria:
Aptor

7encontro@sbpmat.org.br

 

Simpósio I: VI Simpósio Brasileiro de Eletrocerâmica

 

Organizador Principal:
R. Muccillo
Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares
Travessa R 400, Cidade Universitária, S. Paulo, SP, 05508-900
Fone/Fax: +55-11-3133.9203
muccillo@usp.br

Co-organizadores:
J. A. Varela
Instituto de Química, UNESP, Araraquara
C.P. 355, Araraquara, SP 14801-970
Fone: +55-16-33016643
varela@iq.unesp.br

 J. A. Eiras
 Depto. de Física, Universidade Federal de S. Carlos
 C.P. 676, S. Carlos, SP
 Fone: +55-16-33518227
 Fax: +55-16-33614835
 eiras@df.ufscar.br

O  advento das eletrocerâmicas  como uma área de pesquisa, ao mesmo tempo independente e bastante interdisciplinar, vem gerando grande expectativa na grande área de Ciência dos Materiais, tendo em vista as novas propriedades físicas e químicas e o potencial tecnológico decorrente dos materiais cerâmicos. A atual ênfase em pesquisa com nanomateriais (síntese e propriedades de nanopartículas, arranjos de nanopartículas nas formas de nanofitas, nanofios, nanotubos, nanoarrays, etc.), materiais densos com tamanho médio de grão nanométrico, tem ampliado tanto a pesquisa básica quanto o campo de aplicações. 

As principais aplicações são na área de energia limpa (células solares, células a combustível de óxido sólido), em dispositivos para armazenamento de informação (memórias não voláteis, discos rígidos, chips), e em sensores (em medicina, biologia, indústria automotiva, espacial, química, siderúrgica,...).
O presente simpósio pretende ser um fórum de discussão e de troca de experiência para os cientistas que atuam em diferentes áreas e com diferentes metodologias no vasto campo interdisciplinar da pesquisa em eletrocerâmica. O estado atual da pesquisa em materiais eletrocerâmicos será focalizado levando em consideração tanto as conquistas já estabelecidas como as estratégias para novos desenvolvimentos.

Tópicos

- Processamento Cerâmico
Síntese de pós, tecnologia de filmes finos e espessos, estruturas de multicamadas, nanotecnologia, sinterização e desenvolvimento de microestruturas, engenharia de contorno de grãos.

- Caracterização
Pós e sinterizados, cerâmicas com comportamento elétrico e magnético, condutores iônicos-eletrônicos-mistos, fenômenos de transporte e difusão, defeitos em eletrocerâmicas, análise microestrutural por difração de raios X, difração de nêutrons, microscopia eletrônica de varredura e de transmissão, espectroscopia Raman, microscopia de força atômica, fotoluminescência, etc.

- Aplicações
Dielétricos, ferroelétricos, piroelétricos, memórias ferroelétricas, piezoelétricos sem chumbo, cerâmicas magnéticas e supercondutoras, com comportamento CMR, spintrônica, sensores, atuadores, transdutores, varistores, resistores PTC e NTC, eletrocerâmicas em células a combustíveis de óxidos sólidos, em baterias de estado sólido, em membranas separadoras de gases, aplicações em catálise, cerâmicas fotoluminescentes.

Temas atuais a serem cobertos pelo simpósio
Materiais eletrocerâmicos para memórias ferroelétricas, para células a combustível de óxido sólido, para células fotovoltaicas, para sensores eletroquímicos.

Comitê Científico

A. E. Martinelli, UFRN, Natal, RN
C. M. Garcia, Lactec, Curitiba, PR
D. Z. Florio, UFABC, Santo André, SP
D. Garcia, UFSCar, SP
E. N. S. Muccillo, IPEN-USP, S. Paulo, SP
E. Longo, UNESP, Araraquara, SP
E. R. Leite, UFSCar, S. Carlos, SP
M. T. A. Orlando, UFES, Vitória, ES
P. R. Bueno, UNESP, Araraquara, SP
R. F. Jardim, IFUSP, S. Paulo, SP

Lista de Palestrantes Convidados

Elisabeth Djurado (LEPMI)
Danilo Suvorov (Jožef Stefan Institute)
Dragan P. Uskokovic (ITS-SASA)
Edson Roberto Leite (UFSCar)
José Antônio Eiras (UFSCar)

 

Autores de trabalhos são convidados a submeter textos completos para publicação na revista Cerâmica (www.scielo.br/ce), órgão oficial da Associação Brasileira de Cerâmica. Os manuscritos serão submetidos à análise de relatores, devem ser redigidos seguindo as Instruções para Autores (www.scielo.br/revistas/ce/pinstruc.htm) e encaminhados até 28 de Setembro de 2008.

 

 

Voltar

 

Aptor Software