Secretaria

4encontro@sbpmat.org.br

Fone/fax: 55 81 21267643

Horário de funcionamento: 9/13h - c/  Simone Viana
16/19h - c/ Linet Santos

Departamento de Física - UFPE
Av. Prof. Luiz de Barros Freire s/n – Cidade Universitária
50670-901 – Recife – PE


 

Programa Científico

SIMPÓSIO G
MATERIAIS SUPERCONDUTORES

 

Logo após a descoberta da supercondutividade por Kamerlingh Onnes, em 1911 , os cientistas começaram a sonhar com aplicações para este novo fenômeno e até 1986 os avanços foram concentrados primordialmente na produção de magnetos supercondutores, para geração de campos magnéticos intensos; no desenvolvimento de instrumentação de alta sensibilidade para detecção de fluxo magnético, como os magnetômetros SQUID; bem como de dispositivos para análises e diagnósticos, baseados na técnica de ressonância magnética nuclear.

A descoberta dos supercondutores de altas temperaturas foi extremamente importante tanto para a área de aplicações como para o entendimento dos mecanismos básicos da supercondutividade. Prova disto foram os prêmios Nobel de Física que contemplaram em 1987 K . Alexander Muller e J . Georg Bednorz e em 2003 Alexei Abrikosov e Vitaly Ginzburg.

Em um mundo preocupado com formas limpas e econômicas de energia, bem como seu armazenamento e transmissão através de longas distâncias, o estudo da supercondutividade adquire cada vez mais relevância. Por outro lado, a descoberta de novos materiais, a caracterização e o aperfeiçoamento dos sistemas já conhecidos, suas formas de utilização e as questões teóricas levantadas constituem um desafio e estímulo para o estabelecimento de novas parcerias entre ciência básica, desenvolvimento e indústria.

Expectativas do impacto da supercondutividade no desenvolvimento de novas tecnologias deu origem à conferência de Applied Superconductivity que reúne cerca de 1200 participantes. Progressos importantes tem ocorrido na utilização de HTSC na fabricação de motores, sistemas para armazenagem de energia, conectores de 13kA, limitadores de corrente e magnetos para imagens de ressonância magnética. Outras aplicações importantes envolvem eletrônica digital, sistemas para filtrar microondas e computação quântica, além de trens operando com levitação magnética. Passados já quase cem anos desde a observação original de K. Onnes, a pesquisa em Supercondutividade encontra-se ainda em plena vitalidade, com a freqüente descoberta de novos materiais e um potencial para aplicações tecnológicas que parece inesgotável, seja pela entrada em cena de novos supercondutores, seja pelos avanços decorrentes de novas estratégias de síntese e processamento.

O simpósio deverá focalizar aspectos atuais ligados à síntese, caracterização e aplicações de diferentes materiais supercondutores.

  • Técnicas de fabricação visando aumentar a temperatura crítica supercondutora
  • Estado da arte e perspectivas de aplicações em diversas áreas
  • Caracterizações das propriedades fundamentais

Esperam-se contribuições envolvendo supercondutores metálicos, óxidos, borocarbetos de Ni MgB2 e Férmions Pesados. As contribuições devem ser classificadas nos seguintes tópicos:

  • Materiais Supercondutores: Síntese e Processamentos
  • Materiais Supercondutores: Aplicações
  • Materiais Supercondutores Metálicos
  • Materiais Supercondutores Cerâmicos
  • Materiais Supercondutores: Carbetos, Nitretos e Férmions Pesados
  • Materiais Supercondutores Nanoestruturados
  • Materiais Supercondutores Granulares
     

Organizadores do Simpósio

Coordenadora:
Elisa B. Saitovittch
elisa@cbpf.br
CBPF

Vice-Coordenador
Paulo Pureur
ppureur@if.ufrgs.br
UFRGS

 

Copyright 2005
IV Encontro da SBPMat - Sociedade Brasileira de Pesquisas em Materiais