SIMPÓSIO I - MICROANÁLISE E MICROSCOPIA ANALÍTICA DE MATERIAIS (co-organizado pela SBMM como parte do IX Micromat - Simpósio Brasileiro de Microscopia em Materiais)

A microscopia analítica introduziu uma grande revolução na microanálise e caracterização de materiais, tendo dado uma nova dimensão às microscopias eletrônicas e ampliado grandemente o seu escopo. O impacto da microscopia analítica tem sido aumentado pelas numerosas técnicas de determinação de composição química bem como de propriedades físicas (mecânicas, reológicas, elétricas, magnéticas, térmicas), crescendo continuamente. Este simpósio irá cobrir as aplicações das espectroscopias de perda de energia de elétrons (EELS), de Raios-X e de outras técnicas à obtenção de mapas elementares e de distribuição química em materiais. Os organizadores convidam para este simpósio os autores de trabalhos sobre quaisquer técnicas de microscopia analítica.
 

Palavras-chaves: Microscopia Analítica, Microanálise, Mapas Elementares, Mapas Químicos, Multi-mapas

Organizadores

Fernando Galembeck
fernagal@iqm.unicamp.br 
UNICAMP

Carlos Alberto P. Leite
capleite@ifi.unicamp.br 
UNICAMP

Maria do Carmo Gonçalves
maria@iqm.unicamp.br 
UNICAMP



Palestrantes Convidados

Miguel Yacamán
Peter A. Crozier



O Micromat - Simpósio Brasileiro de Microscopia em Materiais - é um evento bienal da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise. Em 2004 terá a sua nona versão, que será feita conjuntamente com a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, a SBPMat. Estão programados dois simpósios temáticos, sessões de comunicações orais e de cartazes distribuídos durante três dias, de 10 a 13 de Outubro de 2004. Esta série de reuniões tem sido, junto com os Congressos da SBMM, o principal veículo de intercâmbio nacional e internacional dos pesquisadores brasileiros em microscopias eletrônicas, óticas e de sonda aplicadas a materiais. A contribuição das técnicas microscópicas ao avanço na ciência de materiais, que hoje tem uma grande interface com a nanotecnologia, é muito grande.

A realização do Micromat juntamente com a Reunião Anual da SBPMat tem como objetivo a reunião de forças para se conseguir realizar um evento da maior qualidade e impacto.