SIMPÓSIO E - PROGRESSO EM DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS ELETROCERÂMICOS (JUNTO COM IV Simpósio Brasileiro de Eletrocerâmica)

O advento da eletrocerâmica como uma área de pesquisa, ao mesmo tempo independente e altamente interdisciplinar, vem gerando altas expectativas na ciência de materiais, tendo em vista o vasto mundo de novas propriedades físicas e químicas e as potencialidades tecnológicas decorrentes dos materiais cerâmicos.

O presente simpósio que a SBPMat organiza, em colaboração com a MRS e E-MRS, será um fórum para os cientistas que atuam em diferentes áreas e com diferentes metodologias no vasto campo interdisciplinar da pesquisa em eletrocerâmica. O estado atual da pesquisa em materiais eletrocerâmicos será focalizado levando em consideração tanto as conquistas já estabelecidas como as estratégias para novos desenvolvimentos. Outro objetivo do simpósio é incentivar a discussão e interação entre pesquisadores das diferentes áreas. Todos os aspectos da eletrocerâmica receberão foco apropriado, incluindo todas as etapas da fabricação e os novos procedimentos experimentais.

Os tópicos do simpósio serão, entre outros, os seguintes:

  • Síntese e processamento, incluindo camadas orgânicas e inorgânicas; estabilidade e transformações de fases; auto-organização de estruturas em metais e semicondutores; heteroestruturas; partículas cristalinas e porosas; compósitos de matriz cerâmica e polímérica; nanocerâmicas.

  • Padrões para medidas elétricas; técnicas complementares: técnicas microscópicas e espectroscópicas; instrumentos para manipulação; técnicas de medição e de manipulação.

Palavra chave: Eletrocerâmicos

Organizadores do Simpósio

Antonio Eduardo Martinelli
DEME / UFRN
aemart@uol.com.br 

Antonio Gouveia de Souza
DQ/UFPB
gouveia@quimica.ufpb.br 

José Antonio Eiras
DF/UFSCar
eiras@df.ufscar.br

Reginaldo Muccillo
IPEN/SP
rmuccill@ipen.br

Sidnei Antonio Pianaro
DEMA/UEPG
pianaro@uepg.br 
 

Comitê científico

D. Garcia (UFSCar)
D. Gouvêa (USP) 
D. M. P. Souza (UFSCar) 
E. N. S. Muccillo (IPEN)
E. R. Leite (UFSCar)
F. C. Fonseca (IPEN)
M. A. Zaghete (UNESP)
M. Cilense (UNESP) 
R. F. Jardim (USP)
Joana Darc Gomes Fernandes
Marcus Antônio de Freitas Melo
Paolo Nanni - University of Genoa (Italy)
 

Lista Preliminar de Palestrantes Convidados:

E. Traversa (U. Thor Vergata, Roma)
Liliana Mitoseriu - University of Genoa (Italy).