Mensagem da Diretoria

Em 2002, tive a satisfação de servir a SBPMat como seu primeiro presidente. Foi um ano que, para a maioria de nós, demandou muito esforço e dedicação, mas que nos deixa, em contrapartida, um balanço muito positivo para a sociedade e a impressão de que a pesquisa em materiais no Brasil está em franco crescimento.  Com efeito, o boletim eletrônico da SBPMat que o leitor confere, trás um elenco de informações que ilustra, ao menos parcialmente, a evolução positiva no processo de congregação dos pesquisadores da área de materiais no nosso país, junto com a consolidação da SBPMat.

Consideramos da maior importância participar aos sócios da SBPMat a situação atual da sociedade e seu processo de consolidação desde sua fundação em junho de 2001, bem como fornecer informações do planejamento e perspectivas futuras, incentivando a participação de todos neste empreendimento. Assim, o modelo de boletim implementado que o leitor começa a identificar já na presente edição está constituído dos seguintes pontos:

  • Notícias diversas de interesse comum;

  • Informes do I Encontro da SBPMat/I Brazilian MRS Meeting;

  • Planejamento do II Encontro da SBPMat/II Brazilian MRS Meeting;

  • Convocação a eleições para Diretoria e membros do Conselho. 

Nas próximas edições do boletim serão incorporados os seguintes pontos:

  • Notícias de laboratórios e centros de pesquisa em materiais no Brasil;

  • Informações sobre política e gestão relativa a materiais na sociedade;

  • Espaço para divulgação comercial; 

  • Calendário internacional de eventos futuros; 

  • Espaço para anúncios e trocas de informações entre pesquisadores. 

No que se refere a notícias de interesse comum, é apresentada a constituição da Diretoria e do Conselho Executivo Eleitos na Assembléia de Constituição da Sociedade e discriminados na Ata de Constituição da SBPMat. Merece também ser destacado que a sociedade culminou no processo de registro oficial, em níveis federal e estadual, o qual permite  sua autonomia legal e financeira.

O sucesso alcançado na realização do I Encontro da SBPMat está muito bem retratado no relatório do Presidente do MRS, Alexander King, publicado na edição de Outubro, 2002 da revista “MRS Buletim”. Este relatório consta no presente boletim, assim como cópias de mensagens enviadas do exterior por diversos pesquisadores internacionais que participaram do evento. De fato, o evento inaugural da SBPMat se caracterizou por enfatizar a cooperação internacional, abrindo sessões plenárias para apresentações do secretário geral do “International Union of Materials Research Societies, IUMRS”, do diretor internacional do “National Science Foundation, NSF” e do diretor do CNPq. Cristalizando com sucesso o planejamento, cinco simpósios e um workshop fizeram parte deste evento, todos estes co-organizados por pesquisadores brasileiros de representatividade na área, assessorados por um comitê científico de reconhecido prestígio e comportando um seleto grupo de palestrantes convidados nacionais e internacionais. Um informe sucinto de cada um destes consta também do presente boletim.

O planejamento do II Encontro da SBPMat no Rio de Janeiro em Outubro de 2003 segue a estratégia definida nas reuniões de Conselho da SBPMat, realizadas no presente ano no Rio de Janeiro e em Natal, que prevê a realização do encontro no Rio de Janeiro nos anos ímpares e, numa cidade brasileira dotada de infra-estrutura e acesso aéreo internacional nos anos pares.  Uma programação preliminar para este segundo encontro também já é apresentada neste boletim. Gostaríamos desde já incentivar a todos os sócios o envio de seus comentários e sugestões.

O ano de 2003 promete ser de crescimento e aprimoramentos. A Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, SBPMat, deverá estar já afiliada à IUMRS, em virtude do reconhecimento, por parte da comunidade internacional de materiais, da representatividade e importância crescente da denominada Brazilian MRS. Nesta perspectiva, já estamos trabalhando para trazer para o Brasil em 2005 a realização de um evento denominado “Materials Meeting of the Americas” e para 2007 sediar o “International Congress on Advanced Materials”.

Gostaria de agradecer a todos os membros da SBPMat por me permitir a oportunidade de servir como seu primeiro presidente. Incentivo a todos a me contactarem a respeito de qualquer assunto da SBPMat que vocês considerem importante.

Aproveito para desejar a todos um Ano Novo de muitas realizações.

Guillermo Solórzano
guilsol@dcmm.puc-rio.br
  



Voltar                                                                                                



Copyright © 2003 - SBPMat - Sociedade Brasileira de Pesquisas em Materiais
Todos os direitos reservados
Resolução Recomendada: 800 x 600 high color