VII Encontro da SBPMat
English Version

  SBPMat - Brazil - MRS
Área de AutoresVII ExpomatContatoInscrição
 

- Descrições dos simpósios
- General Timetable
- Horário das apresentações orais e de posters


Secretaria:
Aptor

7encontro@sbpmat.org.br

O VII Encontro Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais ocorre de 28 de setembro a 02 de outubro em Guarujá, SP.

Guarujá será o centro nacional e internacional das atenções da pesquisa em materiais, no VII Encontro da SBPMat, cuja programação conta com 9 palestras plenárias, 14 simpósios paralelos - nos quais serão apresentadas cerca de 1300 palestras e comunicações científicas e tecnológicas - e uma exposição de produtos e serviços (ExpoMat).

12/09/2008

Crédito fotos e matéria: Divulgação (assessoria de imprensa VII SBPMat)

De 28 de setembro a 02 de outubro de 2008 acontece no Guarujá, litoral de São Paulo, o VII Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), um evento que reúne anualmente pesquisadores, estudantes e pessoal de instituições e empresas que atuam nas áreas da ciência e da engenharia de materiais. Este Encontro foi precedido por seis Encontros anteriores realizados no Rio de Janeiro (2), Foz do Iguaçu, Florianópolis, Recife e Natal.

São esperados cerca de 1200 participantes do Brasil e do Exterior, número expressivo para um evento que vem se tornando, ano após ano, um dos maiores da área de pesquisa em materiais da América Latina.

Esta edição tem como Coordenadores Gerais os Professores Aldo Felix Craievich (IF-USP) e Reginaldo Muccillo (IPEN) e como Coordenador de Programa o Professor Osvaldo Novais de Oliveira Jr. (IFSC-USP). A Coordenação espera que este seja o maior e mais importante congresso da SBPMat realizado até o presente.

Nove palestras plenárias serão apresentadas por pesquisadores de reconhecido prestígio internacional: Gero Decher (França), Alexandra Navrotsky (EUA), Agusti Sin e Enrico Traversa (Itália), Brian Derby e Gehan Amaratunga (Reino Unido), Gernot Kostorz (Suíça), Fernando Galembeck e Fernando Rizzo (Brasil).

O programa científico inclui 14 simpósios paralelos, com aproximadamente 1300 apresentações (palestras convidadas e comunicações orais ou em forma de pôsteres), todas sobre temas de pesquisa atuais em ciência e engenharia dos materiais. Dez simpósios foram organizados pela SBPMat e quatro deles em colaboração com a Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise  (SBMM).

Os Simpósios organizados pela SBPMat incluem diferentes temas de interesse atual, tais como novos materiais híbridos orgânico-inorgânicos multifuncionais; nanocompósitos poliméricos para embalagens e aplicações em engenharia; propriedades mecânicas de superfícies, filmes finos e revestimentos; materiais processados a partir do pó; eletroquímica de materiais nanoestruturados e biológicos; avanços teóricos e experimentais no desenvolvimento de novos materiais; nanomateriais e nanotecnologia aplicada à biotecnologia e agricultura; materiais eletrocerâmicos; e aplicações de lasers no processamento de materiais. Haverá também um Encontro de pesquisadores do CIAM (Colaboração Inter-Americana em Materiais). Como parte do VII Encontro da SBPMat, a  Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise (SBMM) organiza seu congresso de microscopia e análise de materiais: o MicroMat - 2008, que contará com quatro Simpósios sobre microanálise, micro e nanometrologia, microscopia eletrônica de transmissão de alta resolução (HRTEM), e microscopia eletrônica aplicada ao mundo industrial. Haverá também uma sessão especial comemorativa dos 20 anos do MicroMat. A programação completa de todos simpósios pode ser acessada no site do VII SBPMat: www.sbpmat.org.br/7encontro.

A SBMM organiza também cinco minicursos, oferecendo a oportunidade a alunos e pesquisadores participantes do Encontro de obterem formação e informação especializadas sobre métodos de microscopia eletrônica e microanálise. Haverá também uma mesa redonda organizada por pesquisadores do CIAM e o Workshop EUDEVLAS, associado ao simpósio sobre aplicações de lasers no processamento de materiais.

Na VII ExpoMat, feira integrada ao VII Encontro da SBPMat, haverá exposição de produtos e serviços de vinte empresas e instituições de relevância nacional e internacional na área de materiais. Será uma boa oportunidade de interação entre mercado e academia, com apresentações do que é hoje produzido e oferecido para a pesquisa e inovação.

O VII Encontro da SBPMat é apoiado  pela International Union of Materials Research Societies (IUMRS), e terá cobertura de imprensa durante todo o evento de jornalistas da Materials Research Society (MRS).   

O VII Encontro da SBPMat recebeu importante apoio de CNPq, FAPESP, CAPES, USP, UFABC,  IPEN e Embaixada Britânica.

As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site www.sbpmat.org.br/7encontro/inscricao ou no local do Encontro (Casa Grande Hotel), com taxas  que variam de R$ 180,00 para estudantes sócios da SBPMat ou SBMM a R$ 460,00 para profissionais não sócios dessas Sociedades. 

Aptor Software