SIMPÓSIO B - PROCESSOS DE NUCLEAÇÃO E CRESCIMENTO EM SÓLIDOS: FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES

Um dos maiores objetivos em ciência de materiais é projetar ligas com propriedades pré-definidas de interesse tecnológico. Para atingir este objetivo, é necessário ter um conhecimento completo dos mecanismos fundamentais que ditam o comportamento dos materiais. De importância central neste contexto é a compreensão do efeito nas propriedades dos materiais em virtude da mudança em composição e de como a combinação de parâmetros de processamento, tais como temperatura, tempo, deformação mecânica afetam a microestrutura. Além das fases de equilíbrio disponíveis no diagramas de fase, processos dinâmicos fora do equilíbrio e fases meta-estáveis são de crucial importância na determinação das propriedades dos materiais. Processos difusionais de nucleação e crescimento afetam a estabilidade de fases e a microestrutura de forma definitiva. Um conhecimento integral dos princípios que regem estes fenômenos é indispensável para controlar os parâmetros de processamento.

Este simpósio se propõe congregar pesquisadores que trabalhem em diferentes aspectos de processamento de materiais, seus efeitos nas propriedades, discutir temas atuais em processos de nucleação, melhorar o nível de conhecimento deste fenômeno e apontar para direções de pesquisa futuras.

O simpósio incluirá, mas não está limitado, aos seguintes tópicos:

  • Estágios iniciais na formação de novas fases: previsão, modelamento e métodos experimentais de detecção e medidas;
  • Evolução de partículas: envolvendo tamanho e forma, correlação especial de partículas, fenômenos de nucleação e crescimento em diferentes sistemas, reações de cristalização em sólidos e crescimento de cristais;
  • Evolução e estabilidade de fases: transformações difusionais, transições de fases e metaestabilidade, condições dinâmicas e de não equilíbrio; transformações por cisalhamento (martensita);
  • Fenômenos de epitaxia;
  • Decomposição espinodal e reações de ordem.

Tendo em vista o amplo aspecto de tópicos considerados neste simpósio, se considera a realização de sessões conjuntas com outros simpósios que terão lugar durante o encontro.

Palavra-chave:  Nucleação

 
Organizadores

Aldo Craievich
Instituto de Física / USP
craievich@if.usp.br 

Guillermo Solórzano
Depto. de Ciência e Engenharia de Materiais / PUC-Rio
guilsol@dcmm.puc-rio.br 

 

Comitê científico

Angelo F. Padilha (Poli/USP)
Antonio Carlos Hernandes (IFSC/USP)
Edgar Dutra Zanotto (DEMA/UFSCar)
Fernando Zawislak (IF/UFRGS)
Roberto R. de Avillez (DCMM/PUC-Rio)

 

Lista Preliminar de Palestrantes Convidados

Alex Zunger (NREL)
Alexander King (Purdue)
Alan J. Ardell (UCLA)
Edgard Dutra Zanotto (UFSCar)
John Cahn (NIST)
Jim Howe (UVA)
Mark Asta (Northwestern)
Paulo Rangel Rios (UFF)
Peter F. Green (U. Texas)
Robert Nemanich (NCSU)